Desigualdades de Gênero e Raça
A pesquisa “Desigualdades de Gênero e Raça: o papel do ensino médio técnico nas desigualdades de acesso à educação superior” é desenvolvida com estudantes do ensino médio técnico do IFNMG - Almenara. O projeto tem financiamento CNPq através de bolsas PIBIC - JR.
Este projeto tem o objetivo de contribuir para o entendimento das desigualdades de gênero relacionadas às escolhas das carreiras de ensino superior e verificar se e como a formação no ensino médio técnico tem impactos sobre essas desigualdades. A principal hipótese da pesquisa é que a formação técnica profissionalizante é um importante fator de equalização das oportunidades entre os gêneros no acesso à educação superior.
Por meio dos microdados do Enade, a pesquisa irá identificar a origem dos estudantes no ensino médio (se cursou técnico ou não) e associar com o curso escolhido no ensino superior. A pesquisa utilizará de modelos estatísticos para prever as probabilidades preditas de homens e mulheres estarem em cursos superiores nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), de acordo com o tipo de ensino médio frequentado. Espera-se confirmar a hipótese de que a desigualdade entre homens e mulheres no acesso aos cursos de CTEM é atenuada entre egressos do ensino técnico de nível médio.
O projeto pretende contribuir com as explicações de como ocorrem as desigualdades de gênero e elucidar os mecanismos, no ensino formal, que resultam nas diferentes posições no mercado de trabalho. Independente da confirmação ou não das hipóteses, o trabalho indicará caminhos de pesquisa ou de atuação para a diminuição das desigualdades de gênero no sistema de ensino.
Resultados parciais da pesquisa foram apresentados no X Seminário de Iniciação Científica do IFNMG e podem ser encontrados aqui.