Desigualdades escolares e atuação docente
Curso de extensão
O curso tem como objetivo familiarizar os estudantes com conceitos e análises referentes aos estudos da sociologia da educação, em especial aqueles que analisam as escolas eficazes, incluindo aspectos históricos e contemporâneos referentes à educação básica. Será realizado de maneira remota através de aulas expositivas, leitura de textos, debates em aula, trabalhos escritos, aulas com convidados, principalmente pesquisadores integrantes do LAPES/UFRJ (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior), do LEPES/UFRJ (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior), do Desestrutura/UFF (Grupo de Pesquisa sobre Desigualdades Estruturantes), LAP/UFF (Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade) e do GEES/UFMG (Grupo de Estudos sobre Educação Superior).
Trata-se de um curso desenvolvido no escopo do projeto Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional, que conta com financiamento do CNPq.
Público-alvo
Docentes das redes pública estadual e municipal, estudantes de graduação e pós-graduação das IES, integrantes de ONGs e movimentos sociais, público em geral interessado no tema.